Fotos: isabella Diniz/PMSBC
São Bernardo sediará até este sábado (23/08) exposição itinerante – e interativa – voltada ao universo científico. Os Estúdios e Pavilhões da cidade (antigo Vera Cruz) abrem espaço para o Museu Weg, que oferece atrações gratuitas aos moradores. No primeiro dia de atividades, nesta terça-feira (19/08), a prefeita Jessica Cormick conheceu a iniciativa e estreitou o diálogo com representantes da Weg, empresa que possui planta na cidade, sobre projetos culturais e sociais.
“Mais uma iniciativa importante que chega a São Bernardo por meio de empresas engajadas em projetos educacionais e voltadas ao desenvolvimento da cidade, a exemplo da Weg. Aproveitamos a oportunidade para colocar a Prefeitura à disposição nas ações de impacto sociais, na geração de oportunidades profissionais”, destacou a prefeita.
O gerente industrial da Weg em São Bernardo, Francisco Freire Ribeiro Neto, ressaltou a importância de ações conjuntas entre a iniciativa privada e o poder público. “Essa é a primeira parceria que fazemos com a Prefeitura neste porte, para trazer o museu itinerante. Um projeto iniciado neste ano e que percorre cidades em que temos fábricas. A gente apoia escolas e instituições para idosos com campanhas”, listou.
MUSEU WEG – Até este sábado (23/08), moradores de São Bernardo podem conferir de perto experimentos que explicam fenômenos da física e conceitos científicos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Nos dias de semana, a exposição acontece das 8h30 às 11h30, das 13h às 17h, e das 18h30 às 20h30. No sábado, as atividades estarão disponíveis das 10h às 12h e das 14h às 20h.
“Este é um museu de ciência e tecnologia onde tudo é interativo e depende da participação das pessoas. Tem espelhos para crianças aprenderem sobre reflexos. Tem conhecimentos e princípios para aprender sobre ondas, eletromagnetismo. É um museu onde todos se divertem”, explicou o produtor cultural do projeto, Gabriel Will.
Thaís Fecher, 36 anos, moradora do bairro Santa Terezinha, aproveitou a manhã da terça-feira (19/08) para levar o filho, Gabriel, de 6 anos, ao Museu Weg. “Ele tem muito interesse em tecnologia e ciência. É um menino muito inteligente e eu procuro atividades que sejam interessantes para estimular e divertir ele. Visitamos outros museus com coisas de ciência e este aqui está excelente”, avaliou.
———————————