Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC
O sonho de fazer um curso superior gratuito está cada vez mais perto de virar realidade para moradores de São Bernardo. Isso porque a Prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial, na última sexta-feira (4/7), o edital do processo seletivo para as primeiras turmas da instituição. Até o dia 20 de julho, moradores da cidade que tenham estudado apenas até o Ensino Médio poderão se inscrever pela internet, acessando o link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc .
“A educação transforma a vida das pessoas e é isso que o meu governo quer fazer: transformar essa cidade. Na sexta-feira (dia 4 de julho) nós levamos até o aeroporto 20 estudantes do Ensino Médio que vão passar um mês estudando inglês na Irlanda. Agora, até o dia 20 de julho, quem quiser fazer faculdade gratuita pode se inscrever. É assim que vamos fazer uma São Bernardo cada vez mais para frente”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
A Faculdade Municipal de São Bernardo é destinada para pessoas de baixa renda, que não tenham concluído curso de nível Superior e que sejam moradoras da cidade. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, o processo seletivo vai oferecer 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão Pública e Marketing Digital e Gestão Financeira, todos cursos tecnólogos.
As aulas terão início a partir do segundo semestre de 2025, na modalidade semipresencial, tendo como endereço do polo a Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro. A projeção é que a Faculdade Municipal possa contemplar, a partir do próximo ano, 400 estudantes. Já no terceiro ano de funcionamento a expectativa é matricular 1.000 alunos.
BENEFICIÁRIOS – O programa da Faculdade Municipal de São Bernardo contará com critérios de seleção de candidatos para matrícula inicial na instituição, destacando o conceito social da proposta. Entre os requisitos para garantir o benefício estão comprovar residência na cidade, no mínimo, há dois anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.
Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios: melhor nota na redação do processo seletivo, menor renda per capita familiar, residir em região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentro da cidade e ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição.
CRONOGRAMA – As inscrições para a Faculdade Municipal de São Bernardo podem ser feitas pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc de 8 a 20 de julho. A prova do vestibular poderá ser feita no dia 27 de julho em dois horários, para escolha do candidato, 10h ou 17h, presencialmente na unidade São Judas – campus São Bernardo –, localizada na Avenida Pereira Barreto, 1.479, Bairro Baeta Neves. O resultado preliminar das bolsas será disponibilizado no Jornal Notícias do Município em 4 de agosto. Os documentos para comprovação dos critérios deverão ser enviados, por e-mail, até o dia 6 de agosto.