Fotos: Eric Romero / PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou terça-feira (29/7) a capacitação de profissionais de Saúde visando a implementação do Sistema Manchester de Classificação de Risco nos hospitais municipais e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Julio Marcucci Sobrinho. O treinamento irá até o dia 11 de agosto.
O Sistema de Manchester é um dos principais métodos de classificação de risco de pacientes do mundo. Ele prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade, a partir da classificação por cores: vermelho (emergência – atendimento imediato), laranja (muito urgente – até 10 minutos), amarelo (urgente – até 60 minutos), verde (pouco urgente – até 120 minutos) e azul (não urgente – até 240 minutos).
É baseado em categorias de sinais e sintomas, e contém 53 fluxogramas, selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente, contribuindo significativamente, além da priorização, para a organização do fluxo de atendimentos.
Os profissionais capacitados são médicos e enfermeiros do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, do Complexo Hospitalar Municipal (formado pelos hospitais Márcia Braido, Maria Braido e Euryclides de Jesus Zerbini) e da UPA.
A capacitação é realizada pelo GBCR (Grupo Brasileiro de Classificação de Risco), formado por médicos e enfermeiros que consideram a necessidade de manutenção do padrão internacional para garantir que a aplicação do Sistema de Manchester seja segura para os pacientes e os profissionais.
O Sistema de Manchester é fundamental dentro da estratégia do Fast Track, modelo que está sendo implementado no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin para dar celeridade aos atendimentos de pacientes classificados como verde e azul.