Fonte: Odersides Almeida/Assessoria de Imprensa/Construtora Sousa Araujo
O setor da construção já gerou quase 1.200 vagas de emprego no Grande ABC em 2025. Os dados são do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), um sistema que monitora mensalmente a movimentação nos postos de trabalho.
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o setor da construção realizou 11.856 contratações contra 10.660 demissões. Dessa forma, o saldo de vagas foi de 1.196 empregos nas sete cidades da região.
O resultado demonstra que o nível de emprego da construção civil no Grande ABC continua aquecido. Isso porque, em 2024, o balanço entre admissões e desligamentos apontou a geração de 1.014 postos de trabalho no setor na região.
A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) avalia que a abertura de empregos deve continuar em alta em 2025. Essa projeção leva em conta que os lançamentos feitos pelas construtoras em 2023 e 2024 garantem atividade nos canteiros por até três anos.
“Nosso processo produtivo é longo. Então, a tendência é que o mercado de trabalho do setor continue aquecido”, explica Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC. Além disso, as obras de infraestrutura também têm refletido positivamente no nível de emprego do setor.
Construtoras
O momento positivo é confirmado por empresas que atuam no Grande ABC. A construtora Sousa Araujo, por exemplo, já contratou 143 novos funcionários em 2025. Desse total, 62 foram admitidos para atuar em empreendimentos em cidades da região, como Santo André.
Segundo a construtora, as admissões são reflexo do maior volume de lançamentos e obras. “Vamos lançar 5 mil unidades habitacionais até o fim do ano e estamos com 8 mil em andamento, chegando a 38 canteiros de obras. Então foi necessário fazer contratações para aumentar o nosso quadro”, disse a gerente de recursos humanos, Janaina de Sousa.
A Sousa Araujo ocupa hoje a 17a posição no ranking Intec, que aponta as construtoras do país com maior metragem executada no ano. Por conta dessa expansão, a busca por mais profissionais segue aquecida. A empresa está com 92 vagas de emprego abertas em quatro regiões do estado de São Paulo.
Imagens
emprego1 – CBIC aponta que geração de vagas no setor da construção segue aquecida
emprego2 – Construtora contratou 143 funcionários neste ano, sendo 62 na região
emprego3 – Empresa está com 92 vagas de emprego abertas em quatro regiões do estado