Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria na manhã desta segunda-feira (6), acarretando em mais de 3.700 mortes nos dois países e deixando mais 7 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos.
Esse é o abalo mais forte desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. De acordo com relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (07h30 no horário de Brasília).
Presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, lamentou o desastre afirmando que “transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país.”
Em sua rede social, o presidente Luís Inácio Lula da Silva prestou solidariedade às famílias das vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, lamentou Lula.
